Literatura do cotidiano e o que mais interessar…

ESPORTES

Brasil X Coréia do Norte

Muito espertos, eles. Máquinas de correr. E suar. E descansar as mãos na cintura. E voar, cabecear, cair. Levar tranco, tropeçar, dividir: quanta exposição à dor… Parece que fazem questão de esbarrar, entrar feio, ferir e arriscar. E vão velozes, às vezes furiosos. Gana de deixar para trás.

Agilidade e destreza: um olho na bola, outro nos caras, assim como os pés, às vezes, avançam e driblam, acertam e erram, pódio e chão. No chute e no toque. Tombo. Falta! Faz parte. Maldade e covardia também. Cara feia, palavrão: testosterona, encenação? Mas também dão a mão. E cospem no chão! (Por que homens cospem no chão?)

Eternos meninos em pura alegria, força, determinação: é gol! Pirueta no ar, camisa no rosto, braços aos céus: “Olha o abdômen…!” E que pernas po-de-ro-sas… Lições de saúde, anatomia e movimento: benza Deus! (Já benzeu…) E na Copa do Mundo é melhor. Muito melhor. Muito mais “exemplares” nos estádios, desta vez na África do Sul.

Gramados salpicados de homens de todos os tipos, todos os credos, todo lugar. Ou quase. De cabelos claros ou escuros, lisos ou rebeldes, longos ou curtos, ou mesmo inexistentes. Orientais e ocidentais, charmosos e insossos, feios e belos, altos e baixos, magros e encorpados, enfim, um catálogo ambulante da espécie humana, subespécie homem jogador de futebol. É isso? 😀

Mas, melhor que isso são as torcidas. Pelo menos o que mostram as TV’s… O “catálogo” desdobrado: a mesma diversidade expandida, ampliada na expressão criativa, colorida e divertida das nações convivendo quase sempre bem, nas arquibancadas e ruas. Alegres e bem-humoradas como era pra ser todo dia, se todo mundo em todo o mundo quisesse, pra valer, fazer valer o que o ser humano tem de melhor: tolerância e cordialidade. A cada dois anos, Copas do Mundo e Jogos Olímpicos nos lembram disto. Mas a gente esquece…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: